Faz um tempo que mantenho um caos organizado e comecei a tomar notas de ideias (algumas bem descabidas, outras nem tanto). Confesso que poderia tê-las organizado melhor, gerei arquivos de notas no telefone, audio, anotações em caderno, mandei e-mails para mim mesmo, dei print de tela, usei click-up, miro e por aí vai.
Se identificou comigo?
Até que este ano decidi iniciar um mestrado - a vida já não estava corrida o suficiente (contém ironia) - e resolvi que o melhor repositório para minha pesquisa e ideias aleatórias seria um blog. Assim consigo organizar conteúdo e ainda ter um termômetro em tempo real de o que faz sentido explorar mais, e o que não.
Retornei à vida acadêmica na ESPM para estudar Economia Criativa, e resolvi pesquisar mais a fundo o tema de inovação aplicada a "máquinas de crescimento" de empresas. Entender por que algumas empresas conseguem ser mais bem-sucedidas que outras em vendas ou crescimento é algo que me atrai.
Muitas das estratégias e processos utilizados por empresas de tecnologia (SaaS, Market Places, startups de modo geral) não são mais uma "ciência de foguete", e que o que antes demandava muito investimento e desenvolvimento interno, hoje está cada vez mais disponível e acessível em ferramentas online cada vez mais intuitivas. E com muita AI embarcada. Estamos apenas no começo dessa revolução, e já parece inacreditável.
Nas décadas de 80 ou 90 os filmes de ficção científica pareciam realidades distantes. Adoro particularmente esse estilo de filmes. Mas estão cada vez mais desafiados por criatividade, uma vez que a realidade, hoje, já é, por si só, algo que parece que saiu da telinha.
Minha proposta por aqui é estudar e pesquisar temas de inovação, design, vendas, marketing e produtos digitais, tais (tais, tais, tais 🤯) como growth hacking, business development, ecossistemas, AI, ferramentas úteis a empreendedores e pessoas de negócios, business models, diferentes máquinas e estratégias de vendas, e por aí vai. Se interessa pelo conteúdo? Não quero (nem consigo) criar isso sozinho, então resolvi colocar um "Club" no nome do projeto. Na prática, quero convidar você a me ajudar nesse processo de aprendizado, networking e troca de melhores práticas.
Se parar para pensar, o mesmo mundo que mudava a cada século, meio século, década; hoje muda a cada ano, drasticamente (para não dizer meses, semanas... olha aí como o ChatGPT bagunçou o Status Quo). A aceleração do mundo cria a necessidade - ou seria ansiedade? - de estar cada vez mais conectado. Lifelong learning virou expressão da moda, assim como VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), FOMO (fear of missing out), MVP (produto mínimo viável) e centenas de outras expressões que se tornaram cada vez mais "clichê" no mundo corporativo.
Então, seja bem-vindo(a): puxa uma cadeira, um café e vamos conectar.
Para me conhecer um pouco mais, deixo aqui algumas formas de contato:
Meu perfil no Linkedin
Perfil do Projeto no Linkedin
Perfil do Projeto no Instagram
Se conecta lá, será um prazer estarmos juntos nessa jornada.
Vamo que vamo!
Abs